1931-1939

Os primeiros anos

Primeiro aniversário do Sindicato, 1932

Primeiro aniversário do Sindicato, 1932

Em 9 de outubro de 1931 é lavrada a primeira ata de fundação do Sindicato. Cinco dias depois, no Gabinete Português de Leitura, proclama-se a criação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (SBP), tendo como primeiro presidente o funcionário do Banco do Brasil Adalberto Camargo.

Pernambuco contava com mais de uma dezena de estabelecimentos bancários: Banco do Brasil, Banco Nacional Ultramarino, City Bank, Banco London, Auxiliar do Comércio, Regional de Pernambuco, Banco do Canadá, Banco Agrícola.

Nas primeiras filiações ao Sindicato, que recebe seu reconhecimento do governo federal cinco meses depois da fundação, consta ainda o Banco Francês e Italiano, origem da maioria das mulheres a se associar à entidade.

Em 1933 ocorre a luta pela jornada de seis horas para os trabalhadores dos bancos (estabelecida em decreto assinado pelo governo federal). Ao lado da jornada de seis horas, é a implantação do salário mínimo no Brasil (lei de 1936) e seus desdobramentos que vão fechar a primeira década de existência do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Data